Alto-crochê cearense
Alto-crochê cearense
E se por acaso Jean-Paul Gaultier desembarcasse na praia de Iracema – em Fortaleza, Ceará – e fizesse o seu icônico bustiê de cone que ganhou fama com a Madonna? Sem dúvidas ele usaria as manualidades a seu favor e o resultado seria o que vemos na Cearensy, marca criada durante a pandemia com a ideia de customizar bolsas de madeira, mas que terminou ganhando fama ao traduzir de maneira contemporânea técnicas de crochê inspiradas na alta-costura.
Synara Leal, a criadora da Cearensy (o “sy” no nome da marca é uma ironia com a grafia heterodoxa de seu próprio nome), tem uma trajetória curiosa. Antes de se formar em Moda, estudou Educação Física e foi Miss Ceará em 1994. Na pandemia, como muita gente, resolveu usar as mãos para amenizar o isolamento e começou a customizar bolsas de madeira de pitiá, uma árvore de casca áspera e acinzentada característica da cidade de Pacoti, região serrana do Ceará, aplicando miçangas e plumas nas alças.
“Mesmo antes de ter a minha marca, já tinha como missão mostrar que peças de crochê podiam ir muito além da praia. Usava muito durante o dia nos meus compromissos cotidianos, em eventos noturnos também.”
Aos poucos, as bolsas foram abrindo espaço para vestidos, corsets, camisas, quimonos, tops e ponchos de crochê de formas fluidas, cheios de personalidade e com pitadas fashionistas. Synara pensa nas peças e discute se são viáveis com grupos de crocheteiras de regiões conhecidas pela excelência de suas artesãs, como Novas Russas (a capital do crochê no Ceará), Aracati e Jaguaribe.
“Sonhamos muito com as possibilidades do crochê e experimentamos diversas vezes antes de as peças ficarem prontas. Não adianta delirar demais e o resultado não ser comercial. Me preocupo muito com a geração de renda para as artesãs, então é preciso equilibrar criatividade e funcionalidade”, explica.
Além das referências das passarelas internacionais, Synara olha muito para dentro e recorda as lembranças no interior e também do cotidiano com o mar. “Até um pescador jogando a rede me inspira.” Hoje a Cearensy vende online para todo o Brasil e tem ponto físico em Fortaleza na loja da Sand Blue, conhecida localmente por sua moda praia.