Já imaginou fazer uma viagem para o Nordeste e mudar completamente de vida, com profissão nova, cidade nova, rotina absolutamente nova? A ideia certamente já passou pela cabeça de muita gente, quando o cotidiano estressante em uma metrópole traz saudade dos dias de férias com pé na areia. A questão é que 90% das pessoas que sonham com essa mudança de ares ficam só no sonho mesmo.

Lucas Nogueira e Renata Amorim fazem parte dos 10% que tomam coragem e mudam mesmo de vida. Em 2008, o casal, que vivia há anos em São Paulo, foi passar férias na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, uma das regiões mais bonitas do litoral brasileiro, com águas turquesas e mar sempre calmo, e por lá resolveram ficar. Hoje, são parte da história da vila, à frente do No Quintal, restaurante mais conhecido da região, sempre cheio (reservas à noite são obrigatórias), elogiado pelo ambiente agradabilíssimo e sobretudo pelos pratos inventivos, feitos com ingredientes frescos, colhidos da horta que fica no próprio terreno.

Tanto Lucas quanto Renata se formaram em fisioterapia e trabalhavam em UTI, talvez o ambiente mais estressante que exista, e isso mesmo antes da Covid-19. A busca por um estilo de vida mais saudável e despretensioso foi gatilho para o êxodo urbano em busca de tranquilidade no litoral de Alagoas. A mudança foi planejada. Antes de bater o pé por Milagres, os dois exploraram praias no litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte.

Lucas cresceu no Mato Grosso do Sul e é cozinheiro de mão cheia – nas receitas do No Quintal, resgata as memórias afetivas que carrega da avó, da mãe e das tias, todas exímias cozinheiras também. Mas seu talento foi lapidado com estudo e trabalho antes de alçar voo solo. Quando decidiu que não queria mais passar seus dias dentro de uma UTI, depois das férias em Milagres, Lucas voltou a São Paulo, estudou gastronomia na tradicional escola do chef francês Laurent Suaudeau e estagiou em vários restaurantes paulistanos para ganhar experiência.

O No Quintal foi inaugurado dois anos depois da primeira visita, em 2010, quando o casal se mudou definitivamente para a Praia do Toque. O restaurante charmoso se origina no calor e afeto de uma casa que literalmente abriu as portas para receber o público no aconchego do lar, entre os cobogós típicos da arquitetura local, e que unificam e aproximam o público da cozinha do No Quintal.

“Planejamos um restaurante intimista, com poucas mesas, Lucas na cozinha, e eu recebendo as pessoas. A ideia é tratar os clientes como se estivéssemos em casa, recebendo amigos. Daí a horta orgânica, a cozinha afetiva, o uso de ingredientes regionais, muitos deles plantados no jardim”, descreve Renata.

A gastronomia singular e nada óbvia traz um Nordeste refinado e criativo na hora de misturar os sabores. Além do uso prioritário de ingredientes frescos e provenientes da própria região, os pratos são executados por uma equipe 100% local. O mais pedido da a casa é a Moqueca de Polvo com Banana comprida e farofa de Beiju da Dona Neu, feita na manteiga de garrafa.

Entre as entradas, não deixe de pedir o Carpaccio de Melancia, que surpreende pela similaridade com o carpaccio tradicional, ótima opção para veganos ou não! O pastel de siri com massa caseira e a panelinha de charque (uma espécie de escondidinho que mescla purês de macaxeira e batata doce) também são recomendadíssimos. Para encerrar, a pedida é o Petit Gâteau Nordestino, com recheio de goiabada colhida… no quintal!

Para quem está com viagem marcada rumo a Milagres, Pataxo ou Barra de São Miguel, vale muito adicionar o No Quintal no roteiro. O restaurante funciona para almoço de terça a domingo, das 12h às 15h, sem reservas e com atendimento por ordem de chegada. Jantar só com reservas pelo link disponível em @restaurantenoquintal.

No Quintal: Rua de Acesso à Praia do Toque, s/n, São Miguel dos Milagres, Alagoas